• Portada
  • Administración
  • Crea tu foro
  • Tu foro en tu web
  • Ayuda
Foros de Inforchat.com > Profesionales > Profissionais de Saúde Ambiental > Leer mensaje extendido
Leer

Escribe en relación con el foro. Se eliminará la publicidad y los comentarios ofensivos.
Sé respetuoso. Si tienes algún problema dirígete al Defensor de los Foros
No publiques demasiados mensajes cortos repetitivos. Si se abusa de ellos, impiden la lectura de los mensajes largos publicados en el foro.

Autor
Invitado
Foro
Profissionais de Saúde Ambiental
Fecha
16:17 17/01/2009
Título
Será que valerá a pena estudar?
Mensaje

No Blogue do meu amigo Manteigas está um anúncio de uma empresa de HSST a solicitar um TSA/TSHST, no qual oferecem um salário de 680 euros/mês + 200 euros de ajudas de custo. Foca-se naquele que o critério de selecção mais importante é ser TSA...
Perante este anúncio, teço o seguinte comentário:
- A preferência de ser um TSA não se deverá ao facto do Coordenador Técnico daquela empresa ser também ele um TSA... Se assim for, esta preferência no mínimo é facciosa e não revela nada de significativo ou importância;
- Começo a concordar com os colegas que disseram que os TSA estão em saldo pois pelo preço de um técnico querem que exerça duas actividades distintas. Torna-se assim, mais barato, isto é, com uma paulada mata-se dois coelhos...;
- O salário divulgado é equivalente a um Técnico de Segurança de nível III e não de nível V. O ACT deveria inspeccionar empresas destas e verificar se os vencimentos dos técnicos correspondem ao mínimo regulamentado (parece-me a mim, que não corresponde...anda tudo, sem Rei, nem Roque);
- A minha empregada de limpeza aufere 5 euros por hora, representado um valor superior por hora ao salário oferecido por esta empresa a um TSA (4,25 euros/hora). Outro exemplo, as pessoas que trabalham nas caixas registadoras dos hiper e supermercados recebem em média 1000 euros por mês.
No ano 2000, existiam empresas HSST que ofereciam de entrada aos TSHST 200 000 $00 + ajudas de custo e no sector público o TSA detinha de vencimento de entrada 140 000$00. Parece-me que os vencimentos não tiveram evolução, estão em saldo ou sofreram uma deflação...

- Se não existissem TSA e TSHST em excesso, este anúncio poderia ser considerado no mínimo uma ofensa a todos os TÉCNICOS...
Perante esta análise, coloco a seguinte questão:

Será que valerá a pena estudar????'

Grésio Andrade

Re: Será que valerá a pena estudar?
19:04 / 20/01/2009
Invitado /
O Andrade afinal não consegue defender as suas teses no contraditório.

A minha sobrinha de 3 anos também conta a historia da carochinha quando sabe que se portou mal.
18:35 / 20/01/2009
Invitado /

Caro Vítor

Se calhar e infelizmente, terás que ser um pouco salazarista, na gestão deste forum, algumas intervenções atingem mesmo o limite do tolerável e tecnicamente são uma nulidade.
Eu também tenho os meus dissabores, as minhas frustrações, as minhas vicissitudes, mas lavar a roupa suja aqui, é de muito mau tom e pouco coerente, num forum que se prevê que seja de partilha de saberes.
Como alguém já disse neste forum ,até para se dizer mal, temos de ser inteligentes.

PS: não confundas ??salazarista igual a rigoroso

17:38 / 20/01/2009
Invitado /
(continuação)

- Oinc! Oinc! Quero eu, quero eu! Sou muito comilão, mas também dizem que sou bonacheirão.
- És muito simpático e pareces ser divertido. Mas com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Também mão me caso contigo.
Depois, encheu o peito de ar, sorriu e voltou a perguntar:
- Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha?Com peito inchado, penas coloridas e luzidias, candidatou-se o Galo que resolveu cantar para impressionar.
- Cocorocó! Cocorococó! Quero eu, quero eu! Se casares comigo, vais madrugar.
- Galo garnisé, com tanto banzé acordavas-me a mim e aos meninos de noite! E, sem dormir, íamos passar o tempo a refilar.
A nossa amiga queria mesmo casar, por isso tinha de continuar. - Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha?
Com um miar meigo e a cauda bem levantada, aproximou-se o Gato janota a ronronar.
- Miau, renhaunhau. Quero eu, quero eu! Se gostas de leite, peixe fresquinho e de apanhar banhos de sol nos telhados, então podemos casar.
- Banhos de sol talvez? Mas leite? Peixe fresquinho? E, com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Não, não é contigo que vou subir ao altar.
Seria possível? Seria assim tão difícil encontrar alguém que não fosse barulhento? Mas foi então que reparou em alguém que se aproximava a passo lento.
- Oin, in, oin. Quero eu, quero eu! ? zurrou o Burro ? Olha, se casares comigo, não vais dormir ao relento.
- Mas com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! A minha vida ia ser um verdadeiro tormento!
Como já era tarde, a Carochinha pensou que seria melhor ir tratar do jantar, mas foi então que ouviu chiar?
- Hi, hi! E a mim, não vais perguntar se quero casar?
Com um sorriso de felicidade por encontrar alguém tão simpático e com uma voz tão fininha, a Carochinha correu para o pátio.
- Como te chamas?
- Sou o João Ratão. Queres casar comigo ou não?
A Carochinha convidou-o a entrar, pois tinham muito que conversar e uma data de casamento para marcar. Enviaram os convites, compraram a roupa e prepararam a boda a rigor com o senhor prior.
Domingo era o grande dia! A noiva foi a última a entrar na igreja e estava linda, de causar inveja. O João Ratão estava orgulhoso mas também muito nervoso. Trocaram juras de amor eterno e, no fim, choveu porque era Inverno. Foi então que o João Ratão se lembrou da viagem ao Japão. Correu para casa, porque se tinha esquecido das luvas, mas sentiu um cheirinho gostoso e, acabou por ir espreitar o caldeirão.
Pouco depois, a Carochinha achou melhor ir procurar o marido que estava a demorar.
- João Ratão, encontraste as luvas? ? chamou ela ao entrar.
Procurou, procurou e quando chegou perto do caldeirão, quase desmaiou e gritou:
- Ai o meu marido, o meu rico João Ratão, cozido e assado no caldeirão!
E assim acaba a história da linda Carochinha, que ficou sem o João Ratão, pois era guloso e caiu no caldeirão.

Grésio Andrade

17:37 / 20/01/2009
Invitado /
Para o meu querido Joãozinho

Como prometi que iria ser menos violento ao Manteigas, transcrevo Contos Tradicionais Portugueses de Fátima Sobral:

Há muito tempo, uma Carochinha, muito vaidosa, decidiu que queria casar...

Reza a história, bem velhinha, que havia uma Carochinha, que por ser engraçadinha, teimou que haveria de casar.
Certo dia, quando estava a varrer a cozinha, encontrou uma moeda de cinco réis e correu para ir dizer à vizinha que já não tinha de esperar.
Vaidosa como era, escolheu o seu melhor vestido e foi pôr-se à janela para ver se arranjava marido.
Pensou como deveria começar e decidiu cantar:
- Quem quer casar com a Carochinha, que é formosa e bonitinha?
- Muu?, Muu?Quero eu, quero eu! ? mugiu o Boi mostrando-se muito interessado ? Se casares comigo, vais andar o dia inteiro no prado?
- Que voz é essa? Com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Contigo é que não quero casar! E, além disso, tenho pressa?
Como era o primeiro pretendente, não ficou desanimada e continuou a perguntar, desta vez com uma voz mais alegre e um aperto no coração.
- Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha?
Mal tinha acabado de dizer a última palavra, apareceu o Cão que ladrava e gania de animação.
- Ão, ão! Quero eu, quero eu! Se casares comigo, tens uma casota toda janota e comida saborosa que me dá a D. Rosa.
- Ai pobre de mim! Que alarido! ? queixou-se dando um suspiro ? Com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Não, não me serves para marido.
Ficou a ver o Cão a afastar-se com as orelhas baixas e o rabo entre as pernas, e voltou a tentar a sua sorte.
- Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha?
Muito gorducho e envergonhado, aproximou-se o Porco com um rabo que mais parecia um saca-rolhas e o focinho molhado.
17:34 / 20/01/2009
Invitado /
Caro Manteigas

Relativamente à última mensagem que coloquei...Só a coloquei porque fui picado por ?insectos zezinhos? e por todos os lados (uma pessoa não é de ferro), mas prometo que para a próxima tentarei moderar os meus instintos violentos...para mim é um pouco difícil...tenho o sangue quente...

No que respeita à dúvida:

?Quando refere que "a formação deveria ser exigente e altamente qualificada do ponto de vista teórico e prático e é o que não acontece actualmente", refere-se aos TSA ou aos TSHT??? O "actualmente" que usou foi intencional e significa que antes era melhor???

? eu digo o seguinte:

- A formação de TSA e TSHT deverá ser exigente e não acontece actualmente, por exemplo: a maioria dos Institutos, Escolas e Universidades encontram-se a leccionar determinadas matérias teóricas e práticas (ruído, vibrações, etc...) sem possuírem os procedimentos certificados/homologados pelo Instituto Português da Qualidade e os seus equipamentos de medição não se encontram verificados e ou calibrados, segundo as orientações das ISO?s. Os estudos científicos publicados em revistas e congressos/eventos nacionais e internacionais pelos alunos (TSA/TSHT) e professores revelam muitas vezes falhas que provêm de uma má formação que adquiriram ou falta de motivação para aprenderem novas matérias e técnicas... Um mau professor dá origem a um mau aluno e vice-versa... Eu sei, que os Institutos, Escolas e Universidades não possuem, neste momento, cabimento orçamental para homologar os seus procedimentos/equipamentos. Se por ventura existisse homologação, muitos Professores e Formadores necessitariam de uma reciclagem...;

- Não digo que actualmente seja melhor ou pior do que antigamente... digo sim, que o nosso país desenvolve nos mais diferentes Institutos, Escolas e Universidades a cultura do facilitismo e do pouco rigor técnico-científico?o que, por vezes, origina gozo e rizada aos Técnicos mais entendidos e especializados? Estou a dizer isto, porque já presenciei uma apresentação de um estudo num Colóquio Internacional duma Universidade prestigiada do País, realizado por TSA?s, os quais utilizaram equipamentos rudimentares e portáteis na avaliação de contaminantes atmosféricos... Este facto, deu origem a que os Professores Doutores Engenheiros das Universidades criticassem a falta de rigor técnico-científico das conclusões obtidas no estudo... É preciso ter em atenção à credibilidade dos estudos e às más orientações por parte dos Professores e Formadores (estes estudos dão má imagem a todos TSA / TSHT)... Para realizar um estudo científico com cabeça, tronco e membros é preciso ter muito trabalho e ter conhecimento de causa... e muitas vezes não têm e não querem ter...É a imagem do nosso país!!!

Grésio Andrade

12:11 / 20/01/2009
Invitado /
Será que o Andrade não percebe que este tipo de controlo artificial do acesso à qualificação é pernicioso. A comparação de números clausus na formação de técnicos e de médicos é totalmente absurda. Aliás o grave problema com a falta de médicos advém dessa regra imposta pelo corporativismo bacoco da classe médica. Afinal o Andrade também é sindicalista.

Oh Andrade faça este exercício simples? por acaso já pensou que o facto de existir falta de pessoal qualificado é que permite o duplo emprego. Ou julga que se existissem técnicos de SHST a pontapé haveria tanto tacho para as horas vagas dos TSA!

O mercado tem os seus defeitos mas tende ao equilíbrio? deixe as pessoas estudarem e tirarem o seu curso? os melhores encontrarão sempre emprego. Claro que na função pública esta regra não existe porque não há propriamente uma selecção pelo mérito. Isto enquanto a doutrina sindical dos Andrades prevalecer.

Joãozinho
11:03 / 20/01/2009
Invitado /
Estudar vale sempre a pena.Aliás tudo vale a pena se a alma não é pequena . Só não vale a pena é serem semi-analfabetos com manias de Doutorice.
01:45 / 20/01/2009
vitor_manteigas /
Olá "Grésio".
A ACT não procede à homologação de cursos nos mais diferentes institutos, escolas, etc... sem qualquer tipo de rigor e critério... a ACT tem critérios até muito rigorosos que têm de ser cumpridos para que a formação seja aprovada e reconhecida. São rigorosos mas não são elevados e nesse sentido não deixa de ser verdade que há cada vez mais TSSHT na sequência das muitas formações que existem, aprovadas de acordo com a lei. Se haveria necessidade de reformular os critérios, isso é outra questão!
Desengane-se colega. O duplo emprego não está ligado exclusivamente à necessidade de empresas adquirirem conhecimentos técnicos especializados em determinadas matérias que não dominam e pretendem dominar, mas sim na necessidade dos profissionais deterem mais recursos para aquelas que são as suas necessidades. Só isso ($$) justifica que um profissional se predisponha a ter dois empregos.
É verdade que esta situação do duplo emprego é uma questão transversal a muitos grupos profissionais, mas a questão não se pode colocar nos termos de querer, ou não, abdicar de complementos mensais... esta é uma questão de legalidade e muitas vezes, de seriedade. Pergunto eu: - com que frequência se pede autorização para a acumulação de funções?

No que diz respeito à sugestão dos números clausus, não concordo!! Julgo que se deveria promover, isso sim, a abertura de novos cursos/formação em função das necessidades do mercado (ponto final). Se os profissionais formados nas escolas que existem são suficientes para as necessidades, não se autorizam novos curso e pronto!!
Quando refere que "a formação deveria ser exigente e altamente qualificada do ponto de vista teórico e prático e é o que não acontece actualmente", refere-se aos TSA ou aos TSSHT??? O "actualmente" que usou foi intencional e significa que antes era melhor??

Só para lhe dar conta de que aquilo que pensamos ser, nem sempre é, adianto-lhe que antes de proceder à aplicação do instrumento de recolha de dados que usei para a determinação da satisfação profissional, no âmbito do mestrado que fiz, pensei: os TSA vão mostrar toda a sua insatisfação!...
Enganei-me!

Saudações ambientais,
Vítor Manteigas

Nota: gostei dos termos em que escreveu esta mensagem mas dispensaria, com agrado, os termos em que redigiu a outra. Detestaria ser apelidado novamente de salazarista, mas será um risco que acabarei por ter de correr. Esta nota final, como julgo terá percebido, não é exclusivamente para si.
00:30 / 20/01/2009
Invitado /
Aos Booobos da Corte... Não respondo porque não estão ao meu nível!!! Cresçam e apereçam...

Grésio Andrade
00:26 / 20/01/2009
Invitado /
Caro Amigo Manteigas

Relativamente ao baixo vencimento e ao duplo emprego dos TSA/TSHST acrescento ainda o seguinte:

- O excesso de TSA/TSHST, deve-se também ao proliferar de cursos homologados pelo ACT, sem ter em linha de conta o número e a natureza das empresas, bem como as ofertas de emprego subjacentes aquelas? Não se percebe como a ACT procede à homologação de cursos nos mais diferentes institutos, escolas, etc... sem qualquer tipo de rigor e critério? Parece-me, que o único rigor que existe é homologar para receberem a respectiva verba de auto-financiamento;

- O número de TSA /TSHST deveria ser restritivo, em função de números clausus, isto é, das necessidades emergentes do mercado de trabalho... Tal e qual, como acontece com os médicos... Acho que da maneira como estão as coisas, os Técnicos no futuro ficarão no desemprego ou a exercer uma actividade diferente para aquela em que se formaram (sem desprestigiar ninguém, irão ser empregadas de limpeza, soldadores, trolhas, canalizadores, etc);

- Se fossem criados os números clausus poderia ter consequências ao nível emprego dos actuais Formadores e Professores Universitários. A falta de emprego esporádica daqueles poderia ser atenuada através do seu aproveitamento em projectos de âmbito nacional e internacional e de cariz técnico-científico, em diferentes Ministérios e Serviços do Estado. Evitava-se assim, o desemprego destes profissionais;

- O principal problema do excesso de Técnicos situa-se assim na falta de planeamento do número de Técnicos necessários, bem como da sua adequada formação técnica. A formação deveria ser exigente e altamente qualificada do ponto de vista teórico e prático e é o que não acontece actualmente;

- No que respeita ao duplo emprego...Este facto, acontece a todos os níveis e em todas Profissões: Engenheiros, Arquitectos, Médicos, Enfermeiros, Formadores, Professores Universitários, TSHST, TSA, Empregadas de limpeza, etc... Esta prática entrou na rotina e não estou a ver ninguém abdicar dos seus complementos mensais e nem vontade política para tal. Se a condição for abdicar dos tachos e tachinhos, então deveria ser para toda a gente e não só para alguns...;

- É preciso ter atenção que o duplo emprego está muitas vezes ligado à necessidade de empresas adquirirem conhecimentos técnicos especializados (ou na pior das hipóteses, obter fugas de informação relevante para proveito próprio) em determinadas matérias que não dominam e pretendem dominar, por exemplo: Processos de Certificação da Qualidade, de Ambiente, de Higiene e Segurança, de Auto-controlo Alimentar, de Produto e de Responsabilidade Social (nestas áreas é impossível acabar com o duplo emprego...)

Como se depreende, existe uma infinidade de problemas, os quais não são de fácil resolução?existem muitos interesses e vícios que serão difíceis de alterar?Seria preciso pelo menos uma dúzia de Sócrates!!!

Grésio Andrade
  • 1
  • 2
  • siguiente